terça-feira, 17 de junho de 2008

Os 3 sentidos...

Voltando a falar dos nossos sentidos que ainda não contei e que estão sempre em estado de alerta aqui na Índia:
Tato: assim como podemos tocar em um tecido ou lã extremamente macios e agradáveis de se sentir também passamos pelo desprazer de ter que tocar em coisas públicas (puxadores e trincos de portas, alças de apoio em carros e riquixás, descargas de banheiros, maçanetas de janelas de carros, corremãos,....), que são super engorduradas. Eu não sei, acho que eles suam muito devido ao calor intenso e acabam engordurando tudo.
O Luciano fala que nos aviões novinhos os “botões”dos painéis são imundos (antes de voar ele faz uma faxina básica com produto desinfetante específico).
Vocês podem estar me achando uma fresca, mas é a pura verdade. Para quem vier à Índia eu recomendo trazer um gel desinfetante para as mãos, que pode se encontrar em farmácias aí no Brasil.
Paladar: a percepção deste sentido desencadeia outras sensações como calor, suor, ardência, arrepios...
Sim, eles usam a massala que é um segredo da comida Indiana e é uma mistura de especiarias, ervas e aromatizantes vegetais, além de usarem o famoso curry. Nem mexicanos que conheci por aqui aguentam, imaginem uma simples brasileira acostumada com sal?
Audição: como já falei antes as buzinas funcionam “a todo vapor”. Não existe motorista de carro, caminhão, ônibus, riquixá, moto e acredito que até de bicicleta que não as usem. Não são um artifício a ser usado em momentos de perigo ou de alerta, elas são um meio de comunicação que se popularizou aqui na Índia e acredito eu que veio para ficar, incluive atrás de caminhões e ônibus eles escrevem “horn me, please” ( busine para mim, por favor).
Mas aqui no Kadavu consigo escutar os pássaros piarem. Ufa! Como é relaxante...



























Um comentário:

Ricardo Calovi disse...

Ah... esse blog está ficando incrível! Apesar de estar comentando de trás para frente, já vi que o tópico continua. Poderias agregar a visão e cheiros... só pra fechar os 5 sentidos. Imagino que este colorido somado às mil coisas que vemos nestas lindas fotos sejam também algo de impressionar. Quanto aos cheiros... deve ser algo bem distinto daqui, desde das especiarias e insensos às menos agradáveis, já mencionadas tempos atrás.
Bem, pelo jeito isto vai virar um livro!
bjos e abraços pra vcs!