domingo, 22 de junho de 2008

Passeio de elefante

Jaipur: cidade grande! Muito atraente para os olhos consumidores de cacarecos, cerâmicas, couros, tecidos, paschminas, ouro...
Aqui também os turistas têm que “carimbar os passaportes” no forte da cidade. Mas esse, eu estava com muita vontade de ir porque no roteiro dizia que íamos montar em um elefante.
Foi surpreendente. Na base do forte Amber organizaram um local para os turistas ficarem em fila.
Para montarmos no elefante tivemos que subir em uma plataforma alta de pedra (como os marajás faziam), e os elefantes (todos fêmeas) estavam em fila, cada um esperando, a comando de um Indiano de turbante, que nós subíssemos na “caixinha acolchoada” e nos acomodássemos.
A partir daí começamos a nossa pequena viagem rampa acima para entrarmos no forte. É muito legal! Claro que existe uma balburdia de turistas e vendedores ambulantes, o que distrai um pouco a mente da situação romântica.
Todos os elefantes sobem um atrás do outro com o seu peso nas costas. Teve um elefante que empacou no caminho e os outros fizeram a ultrapassagem. Quando passamos por ele vimos que ele tinha parado para fazer xixi. Nossa! Parecia que tinham aberto um registro de alta pressão e deixado assim por uns 2 min. Foi uma molhaçada.
Eles também levantam a tromba e suspiram um ar cheio de gotas d`água, ainda bem que não me molhou.
Brincar de marajá por uns 10 min valeu a pena.

Um comentário:

Ricardo Calovi disse...

Que fantástico! Para nós ocidentais, é o ápice do exotismo e deve ser uma sensação incrível. Confesso que jamais imaginei como era o xixí do elefante, ainda mais a quantidade... éca!
Bem, agora já tenho amigos quase marajás... ou pelo menos já estão acostumados com parte da rotina dels.