sábado, 17 de maio de 2008

Sentidos

Aqui na Índia os nossos cinco sentidos nos permitem lembrar a cada momento que eles existem: OLFATO, VISÃO, PALADAR, TATO E AUDIÇÃO. Nossa, tudo aqui nos faz percebê - los com muita intensidade, principalmente no Rajastão.
As pessoas e as cidades são muito fedorentas, claro que existem exceções, mas os cheiros são incrivelmente ruins.
O Forte da cidade de Jaisalmer é o campeão. É o único Forte da Índia em que existem pessoas vivendo dentro até hoje.
As condições das milhares de pessoas que vivem dentro e fora do forte são assustadoras, é como se entrássemos no túnel do tempo e passássemos a viver na idade média. No Forte não se entra de carro, as ruelas são muito estreitas e cheias de vacas. O cheiro do esgoto misturado com os cocos de vaca são indescritíveis, só indo até lá para saber.
Mas a visão dá uma grande ajuda para esse passeio, mesmo tendo que ver a sujeira e as bundas das vacas! Existem os palácios reais com a fachada toda esculpida, os templos são esculpidos por dentro e fora, a vista é linda e o artesanato dá vontade de adquirir...
Apesar de ser uma descrição desanimadora eu achei que valeu muito fazer esse passeio, pois além de termos a idéia de se ter vivido uma “aventura” também podemos nos conscientizar do valor que o básico tem.
Quanto aos outros sentidos falarei deles depois.

4 comentários:

Maria Amelia Maneque Cruz - Relações Públicas disse...

Dadá,
Hummmm que porcaria....fostes tão realista e sincera na descrição....que cheguei a sentir este mau cheiro todo!
beijos Mel

Anônimo disse...

Marthinha querida
Eu sabia que um dia tu ias chegar nos cheiros que meu pai falava, hehehe. Tu descreveu bem, tem que fazer de conta que não tá sentindo pra poder admirar o resto, beijos

Unknown disse...

BLZ
MUITO BOM ESTE TEU BLOG
DEIXO ACUMULAR UM POUCO E A LEITURA FLUI COMO UM LIVRO E AS FOTOS TB ESTÃO BOAS, SERÁ QUE PODE COLOCAR UMA FILMAGEM ???
LOGO LOGO ESTÃO AQUI PARA COMER AQUELE CHURRAS ABÇS
MARCELO GIULIAN

Ricardo Calovi disse...

Que experiência incrível! Dá mesmo pra sentir o cheiro daqui, como disseram, muito bem descrito. Estes fortes... um mais lindo do que o outro, lindíssimas fotos também, com certeza é uma experiência para contar para os netos!
bjos
Ricardo