sábado, 3 de maio de 2008

Ayurveda

Chegando no resort Kadavu em Calicut fiquei sabendo que este hotel é um dos mais reconhecidos centros ayurvédicos do mundo.
Mas o que é isso afinal de contas? Ayurveda é o nome dado à ciência médica desenvolvida aqui na Índia há mais de cinco mil anos, ou seja, um dos mais antigos sistemas medicinais do mundo. Em sânscrito (língua clássica da Índia- um dos 23 idiomas oficiais) Ayur, siginifica vida, veda, significa conhecimento de.
A medicina ayurvédica é vista como a mãe da medicina pois serviu de base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega.
Tanto a Índia como o Japão tinham a necessidade de criar uma medicina eficaz e barata para atender às suas enormes populações. Com este interesse incomum houve um grande intercâmbio de informações entre os dois países, logo existe muito da medicina japonesa nos conceitos de ayurveda.
Cada ser humano tem uma composição diferente (bom, não vou entrar nos detalhes dificílimos de se entender), logo a ayurveda não é uma medicina que se aplica de maneira igual para todos. Existem médicos que fazem a “leitura” do desequilíbrio de cada um de nós.
Além de uma alimentação adequada, fitoterapia (estudo das plantas medicinais e suas aplicações), yoga e outras técnicas, a massagem é muito utilizada por ser de baixo custo, fácil aplicação e de ter excelentes resultados. Ela age no sistema linfático, desintoxicando o organismo, circulatório e energético. Por cada indivíduo ser único, como disse acima, não existe só uma técnica de massagem na ayurveda, e sim muitas, que são feitas com óleos medicados de acordo com as necessidades de cada um.
É muito importante dizer que a ayurveda não trata a doença e sim o indivíduo, trabalhando para o equilíbrio de cada ser humano.
Não poderia deixar de contar qual é a principal função do resort do qual estamos, não é mesmo?

Nenhum comentário: